domingo, 30 de outubro de 2011

Maquiagem versus Filtro Solar....






Como não gosto de andar de cara lavada com a chegada do verão fiquei em dúvida, seria possível usar filtro solar e maquiagem ao mesmo tempo?

Afinal queremos estar protegidas dos raios solares mais sem deixar de ficarmos bonitas, através dessa dúvida sai por aí pesquisar e descobri mais coisas interessantes.



Bom, uma delas na verdade eu já desconfiava e com a pesquisa pude confirmar, o filtro solar que contém nas maquiagens não é o suficiente para nos proteger dos raios do sol.



Acredito que o que realmente faz a diferença é o uso de o filtro solar, depois de aparecer manchas e rugas na pele fica bem difícil de acreditar na promessa de cremes milagrosos, posso dizer isso por experiência própria. Fora o envelhecimento precoce ninguém quer ficar velho antes do tempo sem falar no mais grave câncer de pele.



O uso de o filtro solar deve ser feito o ano inteiro, mas a verdade mesmo é que só lembramos-nos dele no verão.



Fiquei aliviada ao saber que se podem usar as duas coisas ao mesmo tempo é só seguir algumas regras bem basiquinhas!





O correto é aplicar o filtro solar antes da maquiagem, após a limpeza da pele. Passe o filtro solar, deixe secar (cerca de 5 minutos) e, em seguida, aplique a base ou outro tipo de maquiagem que você normalmente utiliza. Use protetor solar para o rosto e de acordo com a sua pele.


Muitas opções de maquiagem com filtro solar são oferecidas no mercado de cosméticos. O que muita gente se pergunta é se no dia a dia, essa proteção é suficiente?



Geralmente não!!!



Os valores de proteção solar das maquiagens não ultrapassam 15 FPS (em geral). A maioria das pessoas precisa de proteção solar superior. Grande parte precisa dos 30 FPS. Cada um possui a sua proteção solar específica! Consulte seu dermatologista.



Por fim, a maioria das maquiagens protege contra os raios UVB. A mulher continua vulnerável ao raio UVA (que provoca envelhecimento na pele).


Qual a diferença entre UVB e UVA?


A radiação UVA penetra profundamente na pele, não costuma ter sua intensidade alterada conforme a época do ano ou altitude de cada região e é a principal responsável pelo foto envelhecimento. Já os raios UVB são os causadores das queimaduras solares e mudam de intensidade conforme a estação e altitude, ganhando força no verão, em especial entre as 10h e 16h. O UVB está diretamente relacionado ao desenvolvimento de câncer de pele nas áreas corporais foto expostas.



Maquiagem com protetor solar é importante, mas não é o suficiente, filtro solar é fundamental no verão (com ou sem maquiagem).


Na imagem abaixo podemos visualizar mais umas dicas de proteção!


Nenhum comentário:

Postar um comentário