sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Primeiro Implante de Íris Artificial do Sul é Feito em Joinville...



Primeiro da região sul e quarto em todo Brasil, a cirurgia foi realizada com sucesso no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville, pelo oftalmologista Dr. Ramon Coral Ghanem, após longo período de estudos e treinamento. ( Esta tecnologia importada da Alemanha consiste em uma fina lentícula de silicone, pintada a mão, de acordo com as cores e relevos do olho contra lateral do paciente. Existe pouco mais de 200 casos implantados no mundo ) .
O procedimento é específico para pacientes que perderam a íris, não sendo indicado para trocar a cor dos olhos.
O acompanhamento pós operatório faz-se muito importante devido ao pequeno número de casos implantados no mundo, porém os resultados iniciais são muito animadores.
A íris, chamada de “cor dos olhos”, é uma estrutura muito importante, tanto do ponto de vista funcional quanto estético.
Existe um orifício em seu centro, chamado de pupila, cuja função é controlar a quantidade de luz que entra nos olhos. Em um ambiente com muita luz, ocorre a diminuição do diâmetro da pupila, ao passo que, com pouca luz, ocorre aumento do seu diâmetro.
A ausência da íris, chamada de aniridia, pode ocorrer de forma congênita ou traumática (após acidentes oculares perfurantes graves). Estes pacientes sofrem com intensa sensibilidade a luz (fotofobia) e baixa visual, além de afetar sua autoestima.
Até há poucos anos não havia tratamento para este problema. O implante de íris artificial surgiu recentemente como opção terapêutica principalmente para os casos de aniridia traumática restabelecendo a anatomia e estética ocular.

                                                                            Antes

   Depois


Fontes: Por Acaso - updates de Jaraguá do Sul e região desde 2004

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário