Parece mentira, mas em pleno século 21 nossa sociedade é preconceituosa e antiquada ao considerar uma mulher de 30 anos "velha", enquanto dizemos que uma mulher aos 30 está ficando velha com o homem é exatamente ao contrário.
Bom, navegando por aí encontrei uma explicação para esse paradigma de afirmar que uma mulher de 30 anos está ficando velha.
Se nos dias de hoje é um absurdo considerar uma mulher de 30 anos velha, no século 19 não haveria nada de anormal em dizer isso.
A expectativa de vida da mulher francesa era de 40 anos, enquanto que a brasileira, ou melhor, a balzaquiana já estaria literalmente com o pé na cova, pois sua expectativa era de 27 anos.
Fatores como a descoberta da penicilina, a cura da tuberculose e avanços da ciência mais que dobraram a longevidade da vida feminina.
Hoje as mulheres de todo mundo vivem em média 75 anos.
Muitas mulheres morriam na hora do parto mesmo, exatamente pela falta de recursos.
Como essa informação não é de conhecimento de muitos é normal que se continue afirmando que uma mulher de 30 anos está ficando velha, é como se fosse parte de uma tradição ou cultura incutida na mente das pessoas.
Curiosidade estudando para o concurso do INSS descobri que para se aposentar a mulher tem a vantagem de se aposentar 5 anos antes que homem até ai tudo bem, mas achava que o motivo dessa diferença era por causa daquela velha história do sexo frágil, mas para minha surpresa não tem nada haver com isso.
Muitas mulheres trabalham em casa e fora, por isso elas trabalham mais que o homem sendo justo se aposentar antes.
Com essa expectativa de vida dos tempos atuais nada mais justo que elas se aposentem antes e curtam mais.
Vida longa à nossas rainhas do lar que veem cada vez mais se destacando e conquistando seu espaço em nossa sociedade.
Ahahaha! Velha com 30 anos? Velha só se for a vovozinha! rss) Belo texto, minha amiga. A doce verdade é que quando chegam aos 30, as mulheres se tornam muito mais femininas, atraentes e maduras.
ResponderExcluirInté.