terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vc Paga em Dinheiro eles Pagam com a Vida.....



Em defesa dos animais resolvi escrever esse post, uma história um tanto parecida com a de FrankCat porém histórias parecidas, mas com finalidades diferentes, FrankCat  foi um gato usado como experimento no tempo da espionagem o que era muito comum na época, além de felinos eram usados, tubarões, insetos dentre outros para experimentos. FrankCat passou por uma cirurgia onde foi implantado um microfone em sua cabeça a cirurgia foi um sucesso mas na prática nem tanto e seria cômico se não fosse trágico depois da cirurgia  FrankCat foi solto na direção de um casal como um teste para escutar o que o casal estava falando mas infelizmente saiu caminhando sem rumo, foi atropelado e morto, cá pra nós acho que depois dessa cirurgia o bichano ficou foi é surdo mesmo...
Embora eu tenha começado o post falando sobre FrankCat ele não é bem direcionado a ele  e sim aos animais que são submetidos a testes principalmente para a fabricação de cosméticos...(mas não deixando de acrescentar nos dias atuais ainda vivemos em um mundo onde a espionagem ainda faz parte mas para sorte dos animais e graças a tecnologia a espionagem não é mais feita como no tempo de FrankCat mas se por um lado as coisas melhoraram por outro só pioraram parece incrível mas mesmo com o avanço da tecnologia ainda existem animais que são submetidos a métodos ultrapassados que não garantem nada sendo expostos a todo tipo de crueldade).
Enfim saindo de FrankCat, acho um absurdo, uma verdadeira crueldade os animais serem expostos a esses testes tudo em prol de evitar gastos com a tecnologia e ainda mais por futilidades, sim futilidades, apesar de gostar de maquiagem, (gosto mais dos animais). Não podemos negar a maquiagem não é um bem de primeira necessidade e pode muito bem ser considerada uma futilidade onde animais são mutilados ao passar por testes antes que esses cosméticos cheguem até as nossas prateleiras. Defensores de animais sugeriram que esses testes sejam feitos com bandidos, assassinos e estupradores que estão na cadeia.(até que não seria uma má ideia né!) Descobri que existe uma lista de marcas (empresas de cosméticos) que não fazem teste em animais, mas uma delas não aparece na lista e me deixou de queixo caído, pois acredito que seja uma das empresas que mais vendem cosméticos em todo Brasil, eu mesma já comprei muita maquiagem dela, mas depois de saber disso a AVON caiu no meu conceito e muito e por esse motivo de minha parte não consumirei mais nada da AVON.

Continuando:


Enquanto algumas empresas se certificam de que as maquiagens, hidratantes e outros produtos não causam danos à saúde usando a tecnologia, outras compram coelhos, ratos, cães, gatos e porcos para testar.

De acordo com a ONG internacional Peta, mais de 100 milhões de animais sofrem em laboratórios que os utilizam como cobaias. Os testes os expõem ao contato com produtos químicos concentrados por horas e causam ferimentos na pele e nos olhos, de acordo com a veterinária e presidente da ONG Projeto Esperança Animal.

— Quando o produto é testado no olho, a cabeça do animal fica fixada a uma grade e os olhos são presos com clips. Os produtos aplicados não são diluídos, o que potencializa as reações.
Gabriela afirma que um dos testes comuns, o DL50, calcula quantos animais morrem quando expostos à substância comercializada. Para chegar ao resultado, é preciso colocar cem da mesma espécie em contato com o produto e observar quantos morrem.

Gabriela é contra os testes não só pela crueldade com os animais, mas por não confiar nos resultados.

— O fato de um porco não ter alergia a um xampu não significa que um ser humano também não vai ter
Os testes, segundo a ONG, continuam acontecendo em algumas empresas porque há interesses por trás da questão.

— É mais barato, mais cômodo e tem muito dinheiro envolvido, de fornecedores de animais, gaiolas e ração
Além disso, Gabriela reconhece que desenvolver novos métodos de testes envolve dinheiro e tempo das empresas. A solução, de acordo com as ONGs de defesa dos animais, como Pea e Peta, é deixar de consumir produtos testados em animais e comunicar às empresas o motivo do boicote.

— Se os fabricantes deixarem de lucrar, vão se interessar pela mudança

No Brasil, as empresas não são obrigadas a informar o consumidor sobre a prática de testes. Há um projeto de lei de 2011 que pretende obrigar cada fabricante a descrever na embalagem o uso de animais nos laboratórios, mas ele ainda aguarda parecer na Comissão de Defesa do Consumidor.

Para facilitar o consumo consciente, as ONGs Peta e Pea disponibilizam listas de marcas que garantem não usar animais nos testes
Gabriela explica que as empresas brasileiras são abordadas por e-mail e as interessadas preenchem um formulário atestando que não utilizam cobaias vivas.

— Se a empresa mentir estará cometendo um crime contra o consumidor. Acredito que não mintam, e as que testam deixam de enviar o formulário.

A veterinária afirma que consumir produtos apenas das marcas que não praticam a vivissecção não é difícil.

— É muito mais fácil fazer compras assim, porque não preciso olhar todas as prateleiras até escolher um xampu. Vou direto nas marcas certas.

O Boticário, VitaDerm, Yamá, Davene e Vult são algumas das marcas que garantem que não testam em animais. Veja a lista completa do Peahttp://www.pea.org.br/crueldade/testes/lista.htm#Cosm%C3%A9ticos

Fontes R7 

Espero que aquelas pessoas que ainda tem sensibilidade no coração se conscientizem e boicotem  empresas que fazem uso de animais em testes seja de que ordem for, tá mais do que na hora de inventarem uma lei que "PROÍBA" o uso de animais em testes.

 E por fim termino afirmando que poderia ter postado imagens muito mais fortes, tristes e chocantes porém selecionei algumas onde não afetem tanto aqueles que amam os animais e respeitam todas as formas de vida.